Olá amigas.
Nossa reflexão neste sábado é um artigo extremamente esclarecedor, colhido dos articulistas do site Bolsa de Mulher, onde se questiona se os anticoncepcionais interferem na nossa memória.
Alterações hormonais da pílula alteram percepção do lado esquerdo do cérebro, diz estudo
Acompanhem por favor.
Mulheres que tomam anticoncepcionais orais podem ter a memória afetada pelas alterações hormonais ocorridas com a sua ingestão. De acordo com estudo publicado no "Neurobiology of Learning and Memor", a redução de progesterona e estrogênio leva às que consomem a pílula a lembrar de fatos de forma mais lógica, mas sem muitos detalhes.
Larry Cahill, neurologista da equipe, explica que o anticoncepcional não atrapalha a memória, apenas modifica a forma de armazenamento. Realizado pela Universidade da Califórnia, o estudo mostrou, por exemplo, que mulheres que tomam a medicação oral conseguiram se lembrar de um acidente de carro de pouca graviidade, enquanto as mulheres que não usavam o contraceptivo não tinham as mesmas lembranças.
Enquanto as que tomavam pílula lembravam de forma mais clara o evento traumático - como a movimentação dos médicos ou a presença de determinadas pessoas - o outro grupo deu mais detalhes, como, por exemplo, "ter um pote hidradante no banco de trás do carro".
Vale lembrar que mais de 100 milhões de mulheres em todo o mundo utilizam as pílulas como principal método contraceptivo e o estudo, de acordo com seus organizadores, pode ajudar também a esclarecer porquê homens e mulheres têm formas diferentes para lembrar das coisas.
Beijão para todas e qualquer dificuldade de memória durante o tratamento com anticoncepcionais, cuidem em procurar o médico.
Até amanhã.
Por
Iris de Queiroz
Projetos Sociais
Nenhum comentário:
Postar um comentário