Olá amigas do Elas São Des Blog, bom dia.
Hoje é o dia Mundial de Luta contra a Diabetes e portanto nosso assunto hoje versa sobre este tema.
O artigo é de Miriam Gimenes.
Acompanhem os detalhes por favor.
Doença caracterizada pelo aumento anormal de açúcar no sangue, a diabetes – e suas variantes – preocupa e muito quando diagnosticada.
Dieta alimentar, remédios e outros tratamentos são alguns atenuantes, mas têm de ser utilizados pelo resto da vida para evitar consequências preocupantes à saúde. Outro método, no entanto, tem se mostrado eficaz na luta contra diabetes tipo 2: a cirurgia bariátrica.
Em recente estudo feito pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, especialistas constataram, após dois meses analisando um grupo de pessoas, que a cirurgia tem resultados mais eficientes no controle da disfunção.
Eles selecionaram dois grupos: metade passou pelo procedimento e a outra fez apenas dieta balanceada, com 800 calorias diárias.
O resultado?
Ambos perderam o mesmo peso, 8% da gordura corporal, mas os que se submeteram à intervenção cirúrgica conseguiram esse resultado em três semanas - os demais, em oito - e também tiveram melhora de sensibilidade à insulina e ao aproveitamento da glicose na corrente sanguínea.
Segundo o presidente da SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica), Thomas Szegö, a operação acelera a perda de peso, o que traz benefícios para todo o corpo e não só em relação à diabetes. “O alimento chega mais rápido ao intestino e estimula os hormônios intestinais (as incretinas) a agirem sobre as células, fabricando mais insulina”, explica.
É isso aí mulherada, vamos fazer atividades físicas para prolongar a saúde.
Beijão para todas e até amanhã.
Por
Iris de Queiroz
Nenhum comentário:
Postar um comentário