sábado, abril 09, 2011

MULHERES PODEROSAS SÃO ORGANIZADAS


Amigas lindas do Elas São Des Blog é com muita satisfação que desejamos a todas um sábado repleto de felicidade.

Para nós mulheres de Pajuçara Maracanaú que temos como meta o sucesso empreendedor é muito importante saber organizar o caixa profissional e pessoal ou contas pagas e contas a pagar.

Desse modo trouxemos um artigo da nossa querida Bebel Ferreira, nos mostrando como é fácil organizar nossas contas.

Acompanhem por favor e fiquem mais poderosas hoje.

A poderosa explica que ser organizado é a base para ser eficiente. Para evitar surpresas desagradáveis, como aviso de falta de pagamento é importante ter controle, de forma organizada, das contas que temos a pagar dentro do mês.

Guardar de maneira organizada as contas pagas também é preciso, pois na hora de fazermos a declaração de imposto de renda, por exemplo, temos todos os recibos organizados, evitando problemas para achá-los se estiverem em meio à bagunça.

Uma ideia muito boa e funcional é ter duas pastas chamadas de follow-up ou sanfona.

Contas a pagar - Tenha uma pasta com todos os dias do mês, para ir colocando suas contas que deverão ser pagas na data correspondente. Assim, verificando diariamente ou com dois dias de antecedência, você não corre o risco de esquecer nenhum pagamento. Para facilitar a vida é legal usar sempre que possível, o débito em conta bancária (assim, até quando se está viajando dá para ficar tranquila).

Contas pagas - Em outra pasta, você irá colocar todas as contas já pagas, por exemplo: luz, água, telefone fixo, celular, TV por assinatura, seguro e assim por diante.

Cada divisória da pasta deve ser etiquetada de acordo com as contas armazenadas. Depois é só ir colocando as contas pagas mês a mês, dentro do ano em vigência.

Essas pastas você encontra em qualquer papelaria em diversas cores e tamanhos. O ideal é comprar do tamanho de uma folha de sulfite, pois a maioria das contas segue esse padrão e assim ficarão dispostas de maneira organizada dentro da pasta.

Por quanto tempo guardar?

Se o volume de recibos de suas contas for muito grande, prefira o sistema de organização com pastas suspensas.

Você fará da mesma maneira, só que agora colocará uma etiqueta em cada pasta suspensa de acordo com o recibo armazenado. Se você seguir os conselhos acima, no início do ano seguinte, terá todas as contas organizadas por grupo e mês.

Junte todas as contas do ano anterior e coloque em um envelope grande, onde você deve escrever "Contas referentes ao ano...".

Isso ajuda muito na declaração do Imposto de Renda, pois tudo que você precisa está concentrado em um único envelope e caso precise fazer alguma consulta, será fácil localizar.

Se retirar alguma, coloque um lembrete, preso ao envelope, que retirou a conta tal, para o devido fim. Assim que puder, retorne com ela ao seu grupo de contas, para não perdê-la

O prazo para conservação das contas, em geral, é de cinco anos. Após esse tempo, se existirem dívidas, elas prescrevem, ou seja, perdem a validade, conforme o Novo Código Civil. Essa medida é importante para evitar problemas, caso apareça alguma cobrança.

No caso de um financiamento, como o da casa própria ou carro, o ideal é guardar todos os recibos de pagamento até receber a quitação definitiva do bem adquirido.

Alguns financiamentos de imóveis passam dos vinte anos e você terá que guardar os comprovantes de pagamento por todo este tempo.

O IPTU pode ser guardado enquanto você morar na residência relacionada a ele. Às vezes, toda sua vida. Se for vender seu imóvel, pode ser que o novo proprietário queira esses comprovantes para ter certeza de que foram pagos.

Comprovantes de aluguéis devem ser mantidos pelo tempo que você residir no imóvel. Você pode trocar os comprovantes do ano por um único, de quitação, fornecido pelo proprietário ou administradora.

Notas fiscais de produtos devem ser guardadas sempre, enquanto você tiver a posse do bem adquirido, pois mesmo que tenha vencido o prazo de garantia, ela serve como comprovante de que o produto é seu, em caso de furto ou incêndio e se precisar acionar um seguro.

O Código do Consumidor e o Código Civil preveem que se o produto apresentar um defeito de fabricação, que venha a se manifestar após o fim do prazo de garantia (vício oculto), a empresa é obrigada a trocá-lo ou ressarcir o dinheiro pago por ele. Por isso, é melhor guardar todas as notas.

Essas regras são simples de serem introduzidas na sua rotina e o resultado é favorável e evita dor de cabeça. Organizando suas contas a pagar você terá uma previsão de seus gastos e com certeza conseguirá economizar algum dinheiro.

Abraços para todas com votos de um sábado deslumbrante

Elas São Des

Por

Iris de Queiroz

Coordenadora do Projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário