Olá amigas e seguidoras do Elas São Des Blog, saúde e prosperidade para vocês é o que eu desejo a todas hoje.
Nosso assunto para reflexão nesta data vem do site Nova e ensina como desenvolver 5 características necessárias para se construir uma carreira de sucesso
Acompanhem os detalhes.
Continua planejando chegar ao topo? Ser inteligente e esforçada não basta. É o equilíbrio emocional que vai ajudá-la a crescer na carreira e se tornar a estrela do seu grupo. Comece já a desenvolver as cinco competências para uma líder bem-sucedida, ensinadas no livro Trabalhando com a Inteligência Emocional (Editora Objetiva), do expert em emoções Daniel Goleman.
1. Autopercepção: a voz interior
Pessoas com essa capacidade sabem que emoções estão sentindo e por quê. Não são nem críticas nem otimistas demais. Percebem como seus sentimentos afetam o próprio desempenho profissional. Se, por exemplo, não conseguem trabalhar direito sob a pressão de prazos apertados, planejam o tempo de modo a acabar as tarefas com alguma antecedência. O autoconhecimento dá a você uma melhor compreensão dos seus valores e objetivos. Por isso, é capaz de recusar uma oferta de um emprego financeiramente tentador, mas que não se encaixa com seus princípios ou objetivos a longo prazo.
2. Autocontrole: emoções positivas
Não conseguimos eliminar os impulsos que acionam nossas emoções, mas podemos domá-los. É aquela voz interior que nos impede de sermos escravos de nossos sentimentos. As pessoas desse grupo têm crises de mau humor e abalos emocionais como todo mundo, mas encontram meios de controlar isso e até canalizar para uma rota útil. Não saem do eixo mesmo em momentos difíceis e se mantêm concentradas sob pressão.
3. Motivação: vontade de melhorar sempre
A palavra-chave é realizar. Mais do que fatores externos, como salário e status, os verdadeiros líderes sentem o desejo de fazer algo pelo prazer de agir. O primeiro sinal dessa motivação é a paixão pelo trabalho. Você busca desafios criativos, adora aprender e se orgulha das coisas bem-feitas que produz? Também demonstra uma energia incansável para agir melhor? Quem tem esse perfil não se acomoda. É persistente e disposto a experimentar novas formas de executar o mesmo trabalho. Se você luta para jogar sua curva de eficiência lá para o alto, terá o mesmo empenho em relação à empresa quando ocupar um cargo de chefia.
4. Empatia: consideração com os outros
Não tem nada a ver com adotar as emoções dos outros como se fossem suas nem tentar agradar a todo mundo. É considerar os sentimentos dos colegas, entre outros fatores, ao agir e tomar decisões. Um líder empático sente e entende os pontos de vista de todos que estão sentados à volta da mesa e os dirige para um consenso.
5. Habilidade social: a aptidão para unir forças
Não se trata apenas de ser amigável e simpática, embora os profissionais desse grupo raramente sejam pobres de espírito. É a aptidão para influenciar pessoas de modo positivo, comunicar-se convincentemente, negociar de modo a aliviar conflitos e recrutar um batalhão se for preciso para levar as mudanças a cabo. É a habilidade social que permite ao líder pôr sua inteligência emocional em ação, não ficar só na boa intenção.
Abraçando a todas com muito carinho
Por
Iris de Queiroz
Coordenadora do Projeto
Nenhum comentário:
Postar um comentário